sábado, 20 de abril de 2013


Classes Gramaticais:
1)      Substantivo: Palavra com que nomeamos tudo aquilo que tem existência real ou imaginária.
Exemplos: maçã, pia, mãe
2)      Adjetivo: Palavra que caracteriza os seres ou as coisas.
Ex: belas ( maçãs), (prato) limpo

3)      Artigo: Palavra que se antepõe a um substantivo para caracterizá-lo como um ser determinado ou indeterminado.
Ex: o (prato), a (casa), uma (fruta), as (bactérias)

4)      Numeral: Palavra que indica quantidade ou ordem numérica.
Três (belas maçãs), primeira (maçã), segunda (maçã)

5)      Pronome: Palavra que representa ou acompanha o substantivo, considerando-o apenas como uma pessoa do discurso.
Ex: Ela não sabia...  ( ela representa o substantivo mãe e indica a 3ª pessoa do singular.)

6)      Verbo: Palavra que, numa perspectiva de tempo, exprime ação, estado ou fenômeno.
Ex: haver, lavar, ingerir, descascar, errar, saber, migrar, contaminar.

7)      Advérbio: Palavra que expressa circunstância de lugar, tempo, modo, intensidade, etc. Pode acompanhar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
Ex: Iria descascá-las depois.
(O advérbio depois, acompanhando o verbo descascar, exprime uma circunstância de tempo).
A maçã não estava limpa. (O advérbio não está modificando o verbo).
A pia estava muito limpa. (O advérbio muito está modificando o adjetivo).

8)      Preposição: Palavra que estabelece um vínculo entre dois termos de uma oração.
Ex: Havia três belas maçãs sobre o prato limpo.
Seria ingerida com a casca.
Podem migrar para o interior.

9)      Conjunção: Palavra que relaciona duas orações ou dois termos de uma oração.
Ex: A mãe lavou uma, mas não lavou as outras. (relaciona orações)
      As maçãs e as peras estavam sobre a pia. (relaciona termos de uma mesma oração)

10)  Interjeição: Palavra ou expressão que exprime reação emotiva.
Ex: Viva! Ah! Bravo! Oh!

Exercícios sobre as Dez Classes Gramaticais:
- Eu volto, mãe.
- Deus queira, meu filho – ela fala tão baixinho que nem se escuta. O filho não olha para trás e ela não fecha a porta, fica na varanda com o vento e o cheiro dos alecrins,
Muito tempo na varanda com o cheiro suado e azul dos alecrins
( PELLEGRINI JR, Domingos. “Mãe”. In: José, Elias, org. Setencantos, São Paulo, FTD, 1987, v.4, p.17)
Escolha no texto e copie em uma folha para entregar dia  22 /04/2013.
a)      Palavras com que nomeamos tudo aquilo que tem existência real ou imaginária.
b)       Palavras que, numa perspectiva de tempo, exprimem ação, estado ou fenômeno da natureza.
c)       Palavras que expressam circunstância ou que intensificam o sentido de outra palavra.
d)      Palavras que caracterizam seres ou coisas.
2) Identifique a classe gramatical das palavras destacadas:
a) O mercado de micros passa agora por um momento especial. Nunca houve, ao mesmo tempo, tantas alternativas de máquinas de baixo custo. (info-Exame, jun/98)
b) Bem cedo, manhãzinha ainda, os primeiros aficionados começavam a se dirigir ao galpão.  (Salim Miguel)
c) Viu João três vezes. João não a viu. No quarto encontro, achou jeito de lhe falar a sós. (Otto Lara Resende)
d) Tão linda, branca e forte, com as mãos de longos dedos bons para beijos, os olhos grandes e azuis...IGraciliano Ramos)
e) Paraná mandara-lhe não ficar observando as vitrinas, os prédios, as coisas. (João Antonio)
f) Sabíamos ambos enganar ao mestre. (Machado de Assis)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário