segunda-feira, 15 de abril de 2013


Projeto
Produzindo uma tira em quadrinhos
Fase I
 Reúnam-se em duplas ou trias. Vocês são cartunistas e vão produzir tiras em quadrinhos para exposição na escola onde estudam.  O tema a ser trabalhado é: Cidadania na Escola. Lembrem-se de que Escola é lugar de aprender, se divertir, encontrar amigos e se preparar para o futuro.
Subitens:
Regras;
Direitos e deveres;
Responsabilidades;
Família/Sociedade;
Escola/Trabalho;
Respeitar as diferenças;
Valores: Sinceridade, perdão, respeito, diálogo, solidariedade, bondade e outros. Porém, antes de começar a fazer a tirinha, vocês devem preparar um projeto de confecção, respondendo primeiro, às seguintes questões:
a)      O que eu quero dizer com minha tira em quadrinhos? Ou seja, qual o conteúdo do meu texto?
b)      Para que servirá meu texto? Ou seja, qual a finalidade da tira em quadrinhos que estou produzindo?
c)      Para quem estou escrevendo essa tira em quadrinhos? Em outras palavras, quem irá ler o meu texto?
d)      Como dizer o que quero nessa tira? Ou seja, que estratégias e meios vou utilizar?
CARACTERÍSTICAS OBRIGATÓRIAS DA TIRA EM QUADRINHOS:
I)                    Presença de título e autoria.
II)                  Presença do cenário, que mantenha certa relação com o tema, a personagem e o enredo.
III)                Presença de um clímax: por meio de uma ação, reflexão ou comentário, produz-se, no leitor, suspense. Ainda que a expectativa criada tenha em mente o leitor, ela, muitas vezes, também é vivenciada por outras personagens da história.
IV)               Quebra da expectativa: é aqui que encontramos o humor, porque a resposta da personagem não coincide com aquela esperada pelo leitor ou até pelas demais personagens.
Fase II
O próximo passo importante é que cada dupla ou cada trio construa o roteiro da tira em quadrinhos. Isso deve ser feito antes da produção da tira.
a)      Personagens ( nome, descrição)
b)      Cenário
c)      Descrição dos acontecimentos nos quadrinhos 1-2-3 ou mais.

Agora, mãos à obra!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário